quinta-feira, 12 de abril de 2012

Crônica: "DIGA 33, Doutor!"

                                                Crônica do Livro: "CAUSOS" CLÍNICOS                                                                
                              
                                                                                                                                                                                                                                                                                               Autor: Fernando Ortiz

Num dado momento, adentra o ambulatório um homem idoso,esguio, magro e austero com sobrancelhas espessas e cabelos brancos ralos e com um nariz aquilino proeminente, muito acentuado e que trazia um chapelão de palha firme na mão. Sem cerimônia senta-se à minha frente e começa enumerar varias queixas. Interrompi o meu interlocutor por um instante e pedi que ele repetisse as suas queixas uma a uma. O que intrigado o fez a contragosto. Tornei a interrompê-lo, já não dava mais para esconder minha aflição, pois comecei a sentir calafrios, minha tez escorria um gélido suor e também sentia associados dores musculares. Sinal de um quadro de hipertermia sugestivo de uma forte virose respiratória. Nesta altura não dava para dissimular, pois acompanhando o quadro manifestou-se também a coriza, a congestão nasal e adveio a tosse sem expectoração.
Sem dúvida nenhuma era o diagnóstico de uma forte gripe, provavelmente contraída nas noites frias dos Plantões do PS.
Peço desculpas a aquele senhor e explico que terei que passar o seu caso para que outro colega o atenda e expliquei que me encontrava adoentado, sentia que estava naquele momento, "ardendo" em febre!
Ele arregala os olhos, olha-me com espanto e dispara:
-Nunca vi um médico ficar doente!Esbravejou... Ocorreu-me por instantes, que fosse achincalhar-me, mas logo arrematou:
-Vou já procurar outro... Vá que este troço pega!
Estendi a mão para despedir-me, mas foi um gesto em vão.
Lá se foi aquele homem com suas queixas em direção do seu pré-traçado destino.
Levantei-me em seguida e retirei-me do local, estava com 39 graus de temperatura!
Provavelmente terei meu pulmão auscultado por algum colega, e na certa ele inevitavelmente, dirá: Diga 33,doutor!


ADENDO: Qualquer semelhança sobre o aspecto físico do personagem com algum notável escritor, não terá sido mera coincidência, mas algo intencional do autor, os traços da caricatura acima revelam o ilustre escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, autor de grandes obras como: "Auto da Compadecida", "Romance da Pedra do Reino”, entre outras.
É o nosso pequeno tributo a este grande escritor da literatura brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário