sábado, 22 de janeiro de 2011

BIOGRAFIA: JOSÉ J. VEIGA

 José Jacintho Pereira Veiga nasceu em Corumbá de Goiás, em 1915. Transferiu-se para o Rio de Janeiro depois que terminou os estudos secundários, onde se formou em Direito, em 1941.Estreou como ficcionista , com Os cavalinhos de Platiplanto.Dizia dever a escolha de seu nome literário à ajuda de Guimarães Rosa que, com argumentos convincentes, sugeriu José J. Veiga, por ocasião da publicação do livro de estréia em 1959. Seu romance "A Hora dos Ruminantes" foi publicado em 1966.
Como jornalista trabalhou em O Globo, na Tribuna da Imprensa e na BBC, em Londres. Foi também tradutor e redator da Reader's Digest e coordenou o Departamento Editorial da Fundação Getúlio Vargas.
Em 1973 ,publica o livro Sombras de reis barbudos.Outros
livros do autor: "Sombras de Reis Barbudos", "A Máquina Extraviada", "Objetos Turbulentos", "De Jogos e Festas", "A Usina Atrás do Morro", "Aquele Mundo de Vasabarros" , "Os Pecados da Tribo",e "O risonho cavalo do príncipe". Em 1997, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. Faleceu aos 84 anos de idade, em setembro de 1999.

Um comentário:

  1. Bom dia !
    Estudante, tive um mestre filósofo que afirmava que textos só deveriam ir para a impressão após dissolverem na pena de seu autor.
    Retrucava eu: penso um grande escritor escrever primeiramente para sua própria satisfação; escrever para matar-se de prazer entre suas perdições. Mas, deve ser apenas noventa e nove por cento egoísta e o restante, deixar-se perder em prodigalidades aos ouvidos de seus leitores. A maior delas, para mim, encontro em Veiga: a sonoridade e o ritmo de seus textos, como em Loyola Brandão ou Lispector.
    Parabéns pelo blog.
    http://quartzotranslucido.blogspot.com/

    ResponderExcluir