quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ANÁLISE DE LIVRO:"CEFALÉIAS PRIMÁRIAS..."




FERNANDO ORTIZ & EDGARD RAFFAELLI Jr.(in memorian) editores e  autores  do livro"CEFALÉIAS PRIMÁRIAS: ASPECTOS CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS", reúnem as contribuições sobre cefaléia escritas por Abouch V. Krymchantowski, Carlos Alberto Bordini, Deusvenir de Souza Carvalho, Eliova Zukerman, Getúlio Daré Rabello, Jayme Antunes Maciel Jr., Marco Antonio Arruda, Pedro Ferreira Moreira Filho, Wilson Farias da Silva, Wilson Luiz Sanvito e por eles mesmos.O autor Fernando Ortiz salienta no  Prólogo do livro, que os conhecimentos e a experiência de cada um dos colaboradores oferecem uma visão prática e atualizada sobre os principais tópicos da Cefaliatria.
A matéria do livro é distribuída em vinte capítulos. Os primeiros têm como objetivo a enxaqueca ou migrânea: introdução, diagnóstico e tratamento, fisiopatologia, profilaxia. Seguem-se capítulos acerca de tipos de cefaléia: tensional crônica, em salvas, crônica diária, cervicogênica. Após, são sucessivamente tratados temas sobre tipos de enxaqueca (não-responsiva ao tratamento, menstrual e na tensão pré-menstrual, na infância, em idosos); emprego dos triptanos; cefaléias (primárias, na emergência, e sono, idiopática em facadas) e controvérsias. Três apêndices encerram o livro: classificação internacional das cefaléias, recomendações para o tratamento de crise migranosa, recomendações para o tratamento profilático da migrânea.
Este livro é mais um que busca manter sempre atualizado o cefaliatra, o neurologista e o médico generalista. Além do conteúdo de todos os capítulos da obra ser estribado no que há de mais destaque na literatura médica atual, é ele balizado pela experiência de seus autores no assistir seus pacientes. Ainda, o caráter didático da organização do conteúdo deste livro garante o seu manuseio obrigatório pelos estudiosos do sempre empolgante tema das cefaléias.


PROF.DR.ANTONIO SPINA-FRANÇA
(Professor Titular Emérito de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Editor Executivo dos Arquivos de Neuro-Psiquiatria-Jornal Oficial da Academia Brasileira de Neurologia )

Nenhum comentário:

Postar um comentário