sábado, 6 de novembro de 2010

CRÔNICAS: "CAUSOS"CLÍNICOS - 2 - Autor:FERNANDO ORTIZ

                                                                                                                                                                                                                      "DIGA 33,Doutor!! "




Num dado momento, adentra o ambulatório um homem esguio, magro e austero com sobrancelhas espessas e cabelos brancos ralos e com um nariz aquilino proeminente, muito acentuado e que trazia um chapelão de palha firme na mão. Sem cerimônia senta-se à minha frente e começa enumerar varias queixas. Interrompi o meu interlocutor por um instante e pedi que ele repetisse as suas queixas uma a uma.O que intrigado o fez à contra-gosto.Tornei à interrompê-lo, já não dava mais para esconder minha aflição,pois comecei a sentir calafrios,minha tez escorria um gélido suor e também sentia associado dores musculares.Sinal de um quadro de hipertermia sugestivo de uma forte virose respiratória.Nesta altura não dava para dissimular,pois acompanhando o quadro manifestou-se também a coriza , a congestão nasal e adveio a tosse sem expectoração.
Sem dúvida nenhuma era o diagnóstico de uma forte gripe, provavelmente contraída nas noites frias dos Plantões do PS.
Peço desculpas a aquele senhor e explico que terei que passar o seu caso para que outro colega o atenda e expliquei que  encontrava-me adoentado, sentia que estava naquele momento, "ardendo" em febre!!
Ele arregala os olhos, olha-me com espanto e dispara:
-Nunca vi um médico ficar doente!! Esbravejou... Ocorreu-me por instantes, que fosse achincalhar-me, mas logo arrematou: Vou já procurar outro... vá que este troço pega!!
Estendi a mão para despedir-me, mas foi um gesto em vão.
Lá se foram aquele homem com suas queixas em direção do seu pré-traçado destino.
Levantei-me em seguida e retirei-me do local, estava com 39 graus de temperatura!!
Provavelmente terei meu pulmão auscultado por algum colega, e na certa ele inevitavelmente, dirá: Diga 33,doutor!
___________________________________________

ADENDO: Qualquer semelhança sobre o aspecto físico do personagem com algum notável escritor ,não terá sido mera coincidência mas algo intencional do autor,os traços físicos acima lembram o ilustre escritor e dramaturgo  Ariano Suassuna,autor de grandes obras como:"Auto da Compadecida", "Romance da Pedra do Reino",entre outras.
É o nosso pequeno tributo a este grande escritor da literatura brasileira!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário