terça-feira, 14 de dezembro de 2010

BIOGRAFIA: LYGIA FAGUNDES TELLES

Em 1938, Lygia publicou o seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado com a ajuda de seu pai, assinando como Lygia Fagundes. Em 1941 iniciou o curso de Direito e começou a participar ativamente nos debates literários, onde conheceria Mário e Oswald de Andrade, Paulo Emílio Salles Gomes, entre outros nomes da cena literária brasileira. Fez, então, parte da Academia de Letras da Faculdade e escreveu para os jornais Arcádia e A Balança.  Foi também em 1941 que terminou o curso de Educação Física. Foi na faculdade do Largo de São Francisco que conheceu a poeta que veio a ser a sua melhor amiga, Hilda Hilst.Em 1944 publicou Praia Viva.
Em 1952, de volta à São Paulo, escreveu o seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, originando mais tarde uma telenovela.Em 1962  inspirada pelo contexto político brasileiro, escreveu As Meninas.
Em parceria com Paulo Emílio Salles Gomes, fez uma adaptação para o cinema do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, para o cineasta Paulo César Sarraceni .Em 1970 recebeu o Grande Premio Internacional Feminino para Estrangeiros, na França, pelo seu livro de contos Antes do baile.  Em 1977, foi premiada pelo Pen Club do Brasil na categoria de contos, pela sua coletânea Seminário dos Ratos.Em sequência assumiu a presidência da Cinemateca Brasileira.
Em 1982 foi eleita para Academia Paulista de Letras e, em 1985, foi eleita, para a Academia Brasileira de Letras. Em 1995, Emiliano Ribeiro realizou o filme As Meninas, baseado no romance da escritora.Em março de 2001 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília.Em 13 de Maio de 2005 recebe o Prêmio Camões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário